O primeiro-ministro Luís Montenegro cumpre, a partir desta segunda-feira (18), uma agenda de três dias no Brasil. A viagem tem como destaque a participação na cimeira do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, evento no qual Portugal entra como país observador convidado pela presidência brasileira do bloco.
Montenegro embarca para o lado de lá do Atlântico depois de ter deixado um recado de amizade àquele país. Em entrevista concedida ao jornal brasileiro Folha de S. Paulo ainda em Lisboa, o governante afirmou que “Portugal é um país multicultural” que “precisa de imigrantes, sobretudo jovens e famílias”. Os brasileiros representam, atualmente, 35% de todos os estrangeiros com autorização de residência segundo dados do relatório da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) deste ano.
O primeiro-ministro também reiterou “o compromisso do governo com o Acordo sobre a Mobilidade da CPLP” [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], mecanismo que garante um “canal prioritário da imigração de que Portugal precisa”.
Luís Montenegro não se furtou a responder sobre o relacionamento do Governo com a extrema-direita. Questionado sobre o “cordão sanitário” que prometeu, quando eleito, ao Chega, reforçou a decisão. “Quando disse ‘não é não’ a fazer um acordo, fui muito claro em relação a considerar que havia ideias e posturas, radicalismo e imaturidade nesse partido que não abriam essa possibilidade. Naturalmente que cumprirei o meu compromisso e até posso acrescentar que o tempo tem-me dado razão”.
O Portal Na Rua News acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais fatos de Minas Gerais e região, além dos destaques nacionais e da mídia. Fale com a redação: Email: redacao@naruamews.com.br #SomosNaRuaNews
Copyright © Na Rua News. Criar Site de Notícias.
Copyright © Na Rua News. Criar Site de Notícias.
Deixe o Seu Comentário