Estão aumentando os casos de dengue em Portugal. Pelo menos 30 pessoas foram infetadas, numa altura em que o Brasil enfrenta um dos piores surtos de sempre.
A dengue é uma infeção transmitida pelo vírus, que circula no sangue e invade células de vários órgãos e sistemas. Não tem um alvo específico, e após um período de incubação curto (três a cinco dias), surgem os sintomas: dor de cabeça atrás dos olhos, dores musculares intensas e febre alta.
A transmissão ocorre através da picada do mosquito Aedes, que ataca principalmente pela manhã ou ao fim da tarde, e dificilmente fica saciado, podendo picar várias pessoas num curto espaço de tempo.
Atualmente, as espécies de mosquitos existentes em Portugal não são responsáveis pelos casos de dengue. No entanto, com o número de casos a aumentar, é importante conhecer o histórico do viajante.
O Brasil está a registrando o maior surto de dengue que há memória. Desde a primavera do ano passado, o número de casos triplicou. Proteger, é o melhor remédio e, se viajar para a América do Sul, use roupas largas e aplique repelente de quatro em quatro horas.
O aquecimento global está a contribuir para a exportação de doenças tropicais de zonas endémicas para outras regiões, especialmente para a Europa.
Da Redação Na Rua News
Deixe o Seu Comentário