A frescura da influência atlântica e a diversidade explicam a fama dos vinhos produzidos na região oeste. Com cerca de seis mil hectares de área total de vinha, Torres Vedras beneficia da diversidade do clima, das características dos solos e das castas que contribuem para a produção de verdadeiros e saborosos néctares.
Os vinhedos de Torres Vedras DOC estão situados no centro da Região de Lisboa. As vinhas cobrem colinas e outeiros, e chegam a ocupar uma área de pouco mais de 7.000 ha. O município de Torres Vedras, com uma produção de 480.091 hl em 2020-2021, é atualmente o maior produtor de vinhos de Portugal.
Grande produtor de vinhos tintos
Dos vinhos produzidos em Torres Vedras, 83,07% são vinhos tintos, 6,65% rosados e 10,28% vinhos brancos, com uma produção de 398.747, 31.971 e 49.373 hl, respectivamente.
IGP Torres Vedras
Do total de vinhos produzidos em Torres Vedras, 86,64% são da categoria IGP – Indicação Geográfica Protegida. O município produz apenas 3,51% de vinhos DOP. Os restantes 9,85% são de vinhos comuns.
Cidade Europeia do Vinho em 2018
Em Torres Vedras, a grande produção vitivinícola também procura conciliar com a busca da qualidade. Seus bons vinhos ajudam a projetar o conjunto da sua oferta. Merece destaque, neste sentido, o fato da cidade de Torres Vedras, junto com Alenquer, terem sido escolhidas Cidades Europeias do Vinho no ano de 2018.
Relato em destaque Segundo foi relatado, “quase todas as pessoas de gosto, e paladar delicado, que bebem do vinho particular, chegam a preferi-lo ao do Douro, e ao melhor estrangeiro, para uso ordinario da mesa” [1].
A denominação das vinhas de Torres Vedras demarcadas para a produção de vinho regional teve lugar no início do século XX.
Principais castas
Para a produção do Vinho de Torres Vedras são utilizadas as seguintes castas: Aragonez, Castelão e Alicante Bouschet, entre outras.
Tintos encorpados, brancos leves
Os vinhos das terras de Torres Vedras, com vasta produção vitivinícola, vêm procurando melhorar a qualidade. São vinhos “particularmente encorpados, aromáticos e de precioso valor alcoólico nos tintos, e deliciosamente frutados, leves e de baixo teor alcoólico nos brancos” (CM Torres Vedras).
A equipe do Portal Na Rua News foi ate Portugal conhecer de perto uma plantação de uvas, e quem nos recebeu foi o simpático senhor Francisco, um português que aprendeu a cultivar as uvas ainda criança. VEJA A MATÉRIA COMPLETA AQUI
Deixe o Seu Comentário