O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nesta quinta-feira (17), durante um programa numa rádio de BH que o acordo de reparação devido ao rompimento da barragem em Mariana poderá ser concluído ainda em 2022.
Questionado sobre o acordo, Zema afirmou que ele se trata de um dos maiores do mundo e que a conclusão deve ser feita ainda neste ano.
“É um acordo muito complexo. penso que é do tamanho duas, três bíblias, tamanha a quantidade de detalhes. Estamos falando de reparação ambiental, social, socioeconômica. Está bem avançado. Ontem eu tive reuniões para tratar desse assunto, o governador do Espírito Santo está de acordo em nós fecharmos esse que vai ser o maior acordo do Brasil, e um dos maiores do mundo, ainda em 2022. Então nós estamos com toda nossa estrutura da secretaria do planejamento, da Advocacia Geral do Estado, Ministério Público de Minas Gerais tem tido participação. (Tem também) todas essas estruturas do Espírito Santo e o governo federal, temos Advocacia Geral da União, Ministério Público Federal e até o Supremo Tribunal Federal tem contribuído para nós fecharmos talvez em 30, 35 dias, esse que vai ser um dos maiores acordos do mundo que é referente a tragédia de Mariana”, afirmou.
Zema ainda falou sobre a Fundação Renova. “Foi feito um projeto que na sua intenção era nobre, que é a Fundação Renova, mas se mostrou um modelo ineficaz. Um modelo que não faz entregas com celeridade”, afirmou ao ressaltar que a Fundação Renova deve diminuir de tamanho nos próximos anos.
O governador afirmou ainda que o valor será distribuído entre Minas Gerais, Espirito Santo e a União.
Da Redação Na Rua News
Deixe o Seu Comentário