A forma como as pessoas estão consumindo os produtos de uns tempos pra cá mudou muito. Hoje, quem está no comando é o consumidor. E, é por isso que as empresas, independentemente do segmento que atuam, já estão cientes de que precisam acompanhar essa evolução também. Além de preço bom, qualidade das peças e atendimento ao cliente também entram no pacote de projeção de vendas.
Em estudo recente apresentado pelo consultor alemão Stephan Keese, da Roland Berger Strategy Consultants, revelou que o mercado brasileiro movimenta bilhões anual e tem crescido gradativamente.
A Roland Berger Strategy Consultants, é uma das mais respeitadas e conhecidas empresas de consultoria de todo o mundo.
Segundo o estudo, o mercado deve crescer fortemente nos próximos anos, se expandido a taxas bem superiores às do mercado automotivo em geral.
MERCADO BRASILEIRO DE PEÇAS E ACESSÓRIOS
Hoje, o mercado brasileiro de peças e acessórios já supera 39 bilhões de reais em vendas, crescendo a uma taxa média de 40% ao ano, bem acima do crescimento do mercado das montadoras, cujo mercado no ano passado cresceu só 5,43% (automóveis e comerciais leves).
Nos próximos anos, esse panorama deve se manter, alavancado pelo tamanho da frota, por mudanças regulatórias e de comportamento do consumidor e pelo aumento do poder aquisitivo da população.
As principais alavancas de crescimento no mercado devem ser o poder de compra crescente do consumidores, o crescimento do parque automotivo, o aumento do valor desse parque automotivo, as mudanças na legislação e o aumento das garantias oferecidas pelas montadoras e as mudanças que acontecem no comportamento do consumidor.
Conforme explicou o consultor da Roland Berger, como a renda per capita deverá continuar a crescer, um grande número de brasileiros passará a integrar a classe média.
Ao mesmo tempo, a frota automotiva brasileira crescerá a uma taxa média anual de 9,6%, incorporando uma porcentagem maior de carros de luxo e de novos lançamentos no chamado “segmento de volume”, impulsionando a incorporação de novas funcionalidades e opções em equipamentos aos hábitos do consumidor.
Os principais indicadores que sustentam essa afirmação são o Produto Interno Bruto – PIB, um dos principais indicadores de desempenho da economia, que deve continuar crescendo nos próximos anos, assim como a renda por habitante – que deve aumentar mais de 60% nos próximos anos , e o número de brasileiros de classe média – que deve representar 66% da população em 2022 -, enquanto a taxa de juros (SELIC) praticadas pelo mercado deve ser mantida em níveis toleráveis.
FROTA BRASILEIRA
O forte crescimento do parque automotivo brasileiro é uma alavanca adicional para o crescimento do mercado de autopeças e acessórios, afirmou. Em 2022 a frota brasileira já somam mais de 69 milhões de veículos .
O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), em parceria com a Empresômetro Tecnologias, divulgou o estudo ‘Frota Brasileira de Veículos em Circulação’, reunindo dados sobre automóveis de passeio, veículos comerciais leves, ônibus e microo-ônibus e motocicletas.
Da Redação Na Rua News
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