Subiu para 124 o número de cidades mineiras em situação de emergência por causa das chuvas. O dado consta no boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil desta quarta-feira (4).
Nesta terça-feira (3), eram 120 municípios. Aricanduva, Itaobim e Palmópolis, no Vale do Jequitinhonha, e Nova Era, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, entraram na lista.
Desde o início do atual período chuvoso, em 21 de setembro, 14 mortes relacionadas às chuvas foram registradas em Minas Gerais. A maior parte dos óbitos (4) aconteceu em Antônio Dias, no Vale do Rio Doce, onde uma encosta desabou e atingiu casas da zona rural na noite de Natal.
Outras duas pessoas morreram em Grão Mogol, no Norte de Minas. Os municípios de Piraúba, Bom Jesus do Galho, Santa Luzia, Vespasiano, Bertópolis, Inhapim, Presidente Bernardes e Governador Valadares registraram um óbito cada.
O estado ainda tem 1.604 desabrigados e 7.463 desalojados por causa das chuvas.
Os desabrigados são pessoas que necessitam de abrigo público, como habitação temporária, em função de danos ou ameaça de danos em seus domicílios. Já os desalojados são aqueles que, em decorrência dos efeitos diretos do desastre, desocuparam as próprias residências, mas se deslocaram para casas de parentes ou amigos.
No período chuvoso anterior, de 2021/ 2022, 450 municípios decretaram situação de emergência ou de calamidade pública em Minas Gerais. Trinta pessoas morreram.
Da Redação Na Rua News / Com informações de G1
Deixe o Seu Comentário