O relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que envolve a companhia aérea TAP deverá ser apresentado nesta terça-feira,(04) no Parlamento, no mesmo dia em que Pedro Nuno Santos regressa à Assembleia da República (AR) para assumir o lugar de deputado do Partido Socialista (PS).
As dezenas de audições da comissão de inquérito à TAP, constituída no seguimento da polémica indemnização de meio milhão de euros paga a Alexandra Reis, trouxeram a debate vários temas sobre a gestão da companhia aérea nos últimos anos.
Entre os assuntos mais discutidos estão os chamados fundos Airbus, que permitiram a capitalização da empresa na privatização de 2015, os 55 milhões de euros pagos ao ex-acionista David Neeleman para sair da companhia, ou a prestação de serviços do antigo presidente executivo d TAP Fernando Pinto no valor de 1,6 milhões de euros.
As conclusões vão constar do relatório da comissão de inquérito, elaborado pela deputada socialista Ana Paula Bernardo, cuja versão preliminar deverá ser entregue na terça-feira, seguindo-se o período de apresentação de propostas de alteração dos partidos, até dia 10, e a discussão e votação do documento, marcadas para 13 de julho.
O relatório final deverá ser apreciado no plenário em 19 de julho.
Pedro Nuno volta hoje ao lugar de deputado
Pedro Nuno Santos regressa hoje ao Parlamento para assumir o lugar de deputado do PS, seis meses depois de se ter demitido do Governo por causa da indemnização paga a Alexandra Reis para abandonar a TAP.
Cabeça de lista socialista pelo círculo de Aveiro nas últimas eleições legislativas, o ex-ministro das Infraestruturas e da Habitação substitui Rosa Venâncio na Assembleia da República, após seis meses em que pediu a suspensão do seu mandato de deputado.
E já fez saber que neste seu regresso não quer interferir nas áreas governativas que estiveram sob a sua direta tutela e que volta ao Parlamento sem razões para se queixar de falta de solidariedade por parte do primeiro-ministro, António Costa.
Há cerca de três semanas, na comissão parlamentar de inquérito sobre a TAP, Pedro Nuno Santos declarou: “Tinha e tenho uma boa relação com o primeiro-ministro (…) Nunca senti falta de solidariedade do primeiro-ministro”.
O Na Rua News tentou contato com a Tap mas ate o momento a empresa não se manifestou.
Da Redação Na Rua News
Deixe o Seu Comentário