As inscrições para a edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas na próxima segunda-feira (5) e irão até 16 de junho. As provas do vestibular mais importante do país serão realizadas em dois domingos consecutivos, em novembro.
A áreas de conhecimento abordadas serão: linguagens, ciências humanas, redação, matemática e ciências da natureza, com avaliações marcadas para os dias 5 e 12 de novembro.
Como se inscrever no Enem 2023?
Qualquer pessoa que cursa ou já cursou o ensino médio pode se inscrever no Enem. O primeiro passo para a realização das provas é realizado através da Página do Participante, localizada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Informações pessoais
Para se inscrever, é necessário ter uma conta no portal gov.br. Após entrar no site e na plataforma, o participante deve seguir as orientações de segurança e informar os dados pessoais: o CPF e a data de nascimento de quem vai realizar a prova. Dados de terceiros não podem ser utilizados.
Em seguida, o portal solicita informações de gênero, cor/raça, estado civil e nacionalidade. O candidato também deve informar a cidade e estado onde nasceu, além do CEP da residência, número da casa e complemento (opcional).
Na parte final da inscrição, o candidato também deve informar o celular e e-mail para que o Inep possa entrar em contato, se necessário. O telefone fixo é opcional.
Atendimento especializado
Durante a inscrição para o Enem, também deve ser feita a solicitação de atendimento especializado para pessoas com deficiência, condição especial ou outra necessidade de atendimento específico. Caso o participante não necessite, basta escolher a opção “não preciso”.
Após realizar a solicitação de atendimento, o participante deve anexar documentos que comprovem a necessidade de recursos de acessibilidade. Atestados médicos, declarações de profissionais habilitados, certidão de nascimento do filho para lactantes ou atestado que comprove gestação são aceitos.
Língua estrangeira e escolaridade
Nos próximos passos da inscrição, o candidato deve escolher o idioma da prova de língua estrangeira. Parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias pode ser feita em inglês ou espanhol.
Em seguida, deve ser informado o nível de escolaridade no momento da inscrição – se está em processo de conclusão do ensino médio ou se já concluiu. Também é preciso detalhar se estudou em escola pública ou privada, e se a conclusão foi regular, supletivo ou através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Participantes que selecionarem a opção “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” ou “não estou cursando e não concluí o ensino médio” só podem utilizar o exame para treinamento. Os “treineiros” não podem usar as notas para inscrição no SiSU, ProUni ou Fies.
Questionário socioeconômico
Outro passo da inscrição no Enem 2023 é um questionário de 25 perguntas sobre o perfil econômico e social do participante e da família. As questões incluem informações sobre acesso à internet, televisão e outros elementos.
Local da prova
Ao final da inscrição, o participante deve escolher o estado e município onde vai realizar as provas do Enem. O local de prova não pode ser escolhido e é determinado pelo Inep. O candidato deve escolher a cidade na qual estará em 5 e 12 de novembro, já que a cidade de prova não pode ser alterada.
Confirmação e pagamento
Para finalizar a inscrição, o candidato deve conferir os dados e marcar a opção “Confirmo a opção de língua estrangeira, modalidade e município de prova para a realização do Exame”. Em seguida, na Página do Participante, é possível gerar a guia de pagamento da taxa de inscrição.
A taxa foi de R$ 85 em 2022, valor ainda não confirmado para 2023. O pagamento pode ser realizado com boleto, pix ou cartão de crédito. A confirmação da inscrição só é realizada após a confirmação do pagamento, que pode levar até uma semana.
Calendário do Enem 2023
Inscrições: de 5 a 16 de junho;
Provas: 5 e 12 de novembro;
Gabaritos: 24 de novembro;
Resultados: 16 de janeiro de 2024
Da Redação Na Rua News
Deixe o Seu Comentário