Percorrer os cerca de 650 quilômetros que separam a mediterrânea cidade de Barcelona, na Espanha, da histórica Lyon, na França, ficará mais rápido a partir de julho. O trajeto poderá ser realizado de trem, em cerca de cinco horas, com a nova rota de alta velocidade (AVA) lançada pela empresa espanhola Renfe. A operação inicia no dia 13 julho, mas os bilhetes começaram a ser vendidos nesta quarta-feira (21), com preços promocionais a partir de 9 euros por trecho.
A capital espanhola, Madri, também receberá ligação de trem com a litorânea cidade de Marselha, incluindo passagem por Barcelona. A rota será lançada duas semanas depois, no dia 28 de julho. Nesse trecho, a duração da viagem completa será de aproximadamente oito horas. Os novos trajetos passarão por outras importantes localidades espanholas e francesas, como Zaragoza, Girona, Montpellier-St-Roch e Nimes, totalizando em 17 destinos.
Os preços de lançamento, de acordo com a Renfe, são de 9 euros quando ambos destinos são localizados dentro da França. Já as viagens internacionais possuem bilhetes por 19 euros de Montpellier ou Narbona até Barcelona, Zaragoza ou Madri. A rota completa está sendo vendida por 29 euros por trecho. As passagens podem ser compradas diretamente no site ou pelo aplicativo da Renfe.
Quem parte de Barcelona para Lyon no dia 13 de julho, por exemplo, precisa desembolsar apenas 29 euros pelo deslocamento. A jornada dura pouco menos de cinco horas, como mostra a simulação abaixo.
Os trajetos serão inicialmente realizados sempre de sexta a segunda-feira, ou seja, contemplando finais de semana. Excepcionalmente no primeiro dia de operação, 13 de julho, o serviço será realizado também na quinta-feira. A data foi escolhida para marcar uma das maiores celebrações francesas, a festa nacional em comemoração à queda da Bastilha, em 14 de julho.
De acordo com a operadora pública espanhola, a ideia é realizar uma implantação progressiva. Durante o mês de agosto, serão disponibilizadas 16 viagens semanais. A partir de setembro, na rota de Lyon, e de outubro na rota de Marselha, a Renfe começará a operar de segunda a domingo, oferecendo 28 deslocamentos semanais.
Veja as rotas completas
O serviço entre Barcelona e Lyon vai passar pelas estações Barcelona Sants, Girona, Figueres Vilafant, Perpignan, Narbonne, Béziers, Montpellier-St-Roch, Nîmes, Valence TGV e Lyon Part Dieu, saindo de Barcelona às 8h22 da manhã, com retorno de Lyon às 14h30.
O rota entre Madrid e Marselha vai conectar, a partir de 28 de julho, as estações intermediárias de Guadalajara Yebes, Zaragoza Delicias, Camp de Tarragona, Barcelona Sants, Girona, Figueres Vilafant, Perpignan, Narbona, Béziers, Montpellier-St – Roch, Nîmes, Avignon-TGV, Aix-en-Provence TGV e Marselha-St Charles.
Expansão à vista
A Renfe promete que as duas novas rotas para a França são apenas o início de uma oferta ainda mais ampla de viagens entre os dois países. Nessa terça-feira (20), o presidente da operadora pública, Raül Blanco, anunciou que a partir de 2024 também serão oferecidos trajetos entre a Catalunha e a região francesa da Occitânia, entre Barcelona e Perpignan e na extensão até a cidade de Toulouse, com uma parada intermediária em Carcassonne. A rota vai cobrir o transporte no lado leste.
Já no lado oeste, a Renfe prevê a conexão de San Sebastián com Hendaye e Bayonne, criando rotas entre o País Basco e a região francesa da Nova Aquitânia. As rotas também serão ofertadas com trens de alta velocidade.
Da Redação Na Rua News
Deixe o Seu Comentário