As dívidas estaduais totalizam cerca de R$ 765 bilhões, dos quais R$ 157,7 bilhões correspondem a Minas Gerais. “O que nós fizemos para os Estados que não pagavam a dívida talvez só Jesus Cristo fizesse se ele concorresse à presidência da República desse país. Porque essa é uma escola de vida que eu tenho”, emendou o presidente.
Na última semana, após a sanção do projeto que renegocia o débito dos Estados, Zema foi às redes sociais criticar um dos vetos do presidente Lula. Diferentes ministros do governo, como Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), rebateram e trocaram farpas com o governador.
BR-381
Nesta terça-feira (22), foi feita a assinatura do contrato de concessão da BR-381, conhecida como “rodovia da morte”, em Minas Gerais. A previsão é de que o investimento chegue a R$ 10 bilhões em 30 anos de concessão.
Serão feitas obras em uma extensão de 303,4 km. O início será na capital mineira, em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262 (que segue para Sabará), e vai até a cidade de Governador Valadares, no entroncamento com a BR-116.
A “rodovia da morte” é uma das estradas federais com o maior registro de acidentes em todo o país. Somente no primeiro semestre de 2024, foram 347 acidentes, uma média de um acidente a cada 12 horas.
Entre os problemas, estão traçados altamente sinuosos, pistas simples na maioria do percurso, baixa manutenção da estrutura e ausência de iluminação e sinalização.
O projeto de readequação prevê 51 mudanças no traçado da BR-381, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia que passam por 13 cidades. Ainda, a construção de 83 quilômetros de faixas adicionais, áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
O plano inicial é de que, em 100 dias, seja feita uma reabilitação da estrada para garantir segurança viária. Nessa lista, estão reparos de pavimento, especialmente em trechos esburacados, além de pontes e viadutos, e recuperação de sinalização e de iluminação.
A BR-381 será administrada pela Concessionária Nova 381, criada pelo grupo 4UM Investimentos, que venceu o leilão. O pedágio será gratuito ao longo do primeiro ano de contrato e, depois disso, terá desconto para moradores e trabalhadores da região. Haverá opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs.
A BR-381 é tida como um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais. A rodovia atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, e interliga o Estado mineiro, São Paulo e Espírito Santo. A estrada tem um fluxo intenso de caminhões, ônibus e veículos leves no trecho ao longo de 13 cidades. O tráfego médio é de 24,7 mil veículos ao dia.
Deixe o Seu Comentário