O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou neste domingo (16) em Bruxelas, capital da Bélgica, onde participará da terceira reunião de cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia, que acontecerá oficialmente na segunda (17) e na terça-feira (18). Ele deve retornar ao Brasil na quarta (19).
O encontro em Bruxelas, o primeiro entre os dois blocos desde 2015, vai tratar de diversos temas de interesse internacional. São esperados representantes de 60 países das duas comunidades. Em paralelo, o presidente brasileiro terá diversos outros compromissos oficiais com lideranças estrangeiras.
O governo brasileiro recebeu diversos pedidos para encontros bilaterais. O presidente Lula terá uma reunião com os chefes de Estado e governo da Bélgica, o rei Filipe e o primeiro-ministro Alexander de Croo. Também estão previstos encontros com o chefe de governo da Áustria, Karl Nehammer, com o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristenssen, e com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.
Estão confirmadas, ainda, reuniões com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula van der Leyen, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com a presidenta do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
Fome, mudanças climáticas e economia estão na pauta.
Entre os principais temas que serão abordados na cúpula estão o combate à fome, os desafios ambientais, a reforma do sistema financeiro internacional, o combate às mudanças climáticas, a transição energética, o enfrentamento ao crime organizado transnacional e o desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental.
Na manhã de segunda, Lula participará da abertura do Fórum Empresarial Cecac-União Europeia e, à tarde, da sessão de abertura da cúpula dos dois blocos. Na terça, está previsto um café da manhã com líderes progressistas latino-americanos e europeus e, mais tarde, a plenária da cúpula, junto com um almoço de trabalho dos participantes. Também está prevista na terça uma entrevista coletiva à imprensa de Lula. E, no fim da tarde, ele deve embarcar no voo de volta ao Brasil.
Da Redação Na Rua News
Deixe o Seu Comentário