Pilotos e comissários de voo anunciaram nesta quinta-feira (5) que vão entrar em greve a partir da segunda (19), a quase uma semana do Natal. A paralisação vai ocorrer das 6h às 8h nos aeroportos de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília e Fortaleza, por tempo indeterminado. Eles reivindicam recomposição salarial e melhores condições de trabalho
A companhia aérea Azul disse que não vai comentar sobre a greve. A Latam disse que está em negociação com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) desde o início de setembro para construção do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e aguarda convocação de assembleia pelo sindicato para votação pelos tripulantes da LATAM. “Entendemos que o movimento de greve convocado para o dia 19/12 está relacionado à negociação do Sindicato das Empresas Aéreas (SNEA) e não da negociação do ACT da LATAM”, informou.
O Na Rua News entrou em contato ainda com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a empresa Gol, mas não recebeu retorno até o fechamento desta reportagem.
Na capital mineira, o impacto da greve será gigante. Em dezembro, cerca de 1 milhão de passageiros estavam previstos para circular pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. No período de férias, haverá um aumento na frequência de voos para para cidades litorâneas, além de viagens para o interior de Minas. A expectativa era de 8,2 mil aeronaves operadas, um número 16% maior na comparação com 2021.
Os números, divulgados pela BH Aiport, administradora do terminal, representam a retomada de 98% do movimento em relação ao período pré-pandemia, em dezembro de 2019. O terminal vem se tornando um hub e atende mais de 50 destinos nacionais e internacionais. Só neste ano, cerca de 10 milhões de passageiros passaram por Confins.
Deixe o Seu Comentário