Representantes da Torcida Organizada Galoucura e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para criação do Código de Ética da agremiação. O acordo foi realizado nesta sexta-feira (24).
De acordo com o MPMG, o documento deverá constar direitos e deveres dos integrantes, regras de postura e conduta em que os associados deverão cumprir enquanto torcedores organizados.
Além disso, o texto deverá prever sanções aos associados que descumprirem as medidas previstas ou de qualquer outra regra do Judiciário, MPMG ou da Polícia Militar.
O Ministério Público divulgou que, entre as medidas, estão a suspensão cautelar por três meses, um ano e banimento definitivo do associado, a depender da gravidade dos atos cometidos.
As sanções, segundo o MPMG, têm o objetivo de impedir que o torcedor penalizado compareça à sede da torcida, caravanas, festas fechadas e demais eventos. Além disso, também não poderão receber ingresso ou qualquer outro tipo de benefício oferecido pela agremiação.
A Galoucura também deverá notificar os promotores e a Polícia Militar, por meio dos canais oficiais de comunicação, as sanções aplicadas aos associados. A ação deverá ser tomada em até cinco dias após a aplicação da penalidade.
Ainda de acordo com o MPMG, o Código de Ética deverá ser entregue à promotoria em até 30 dias após a assinatura do TAC.
O presidente Josimar Junior de Souza Barros e o vice-presidente Jorge Rodrigo de Oliveira Silva, da Galoucura, firmaram o compromisso. O encontro contou com a presença do subcomandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, major Tomás Hilário Cardoso Ferreira.
A medida é inédita no estado e, para o promotor Fernando Abreu, há uma sinalização de mudança.
“A médio prazo esse tipo de iniciativa deverá ser levada a outras torcidas organizadas de Belo Horizonte. O compromisso assumido pela Galoucura sinaliza uma mudança de comportamento das torcidas organizadas”, disse o promotor.
Clássico
O jogo entre Atlético-MG e América-MG, neste sábado (25), poderá contar com um bandeirão da Galoucura, no Mineirão. A Organizada também poderá entrar com uma bandeira e uma faixa para o estádio.
Segundo Fernando, a concessão foi feita após a assinatura do TAC. A Recomendação que resultou no banimento temporário da Galoucura termina no mês que vem.
Da Redação Na Rua News
Lian é um jornalista com vasta experiência no jornalismo. Profissional multiplataforma com mais de 15 anos de atuação, como repórter trabalhou nos principais veículos de comunicação do Brasil. TV Centro América, TV Gazeta, Inter TV, são algumas, ambas afiliadas da TV Globo. Além da TV Lian passou pelo rádio, foi apresentador de programa jornalístico em horário nobre do rádio, escreveu para portais de notícias de notória expressão no pais, podemos citar o G1 MT. Com olhar sensível e faro apurado o jornalista renomado agora faz parte da equipe do Portal de notícias "Na Rua News" e atua como jornalista Correspondente em Portugal. (Numero de registro na CCPJ JE-254) Fale com o Jornalista E-mail- redacao@naruanews.com.br
Copyright © Na Rua News. Criar Site de Notícias.
Copyright © Na Rua News. Criar Site de Notícias.
Deixe o Seu Comentário