Entre quarta e sexta-feira dessa semana de (16 a 18 de novembro), o Sistema Faemg(Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) promove, no Expominas, em Belo Horizonte, a 10ª edição da Semana Internacional do Café. O evento, aberto ao público mediante credenciamento na internet, terá o seguinte tema: “Cafés do Brasil: avanços conquistados e os desafios para os próximos 10 anos”.
Dentre as demandas discutidas pelos presentes se destaca a mudança de perfil do consumidor do café, que tem exigido, cada vez mais, produtos mais elaborados, como explica a analista de agronegócios do Sistema Faemg, Ana Carolina Alves Gomes. “Com certeza, a gente tem acompanhado essas mudanças. Estimulamos essa amplitude nos hábitos de consumo dos cafés, principalmente os cafés de melhor qualidade. O Brasil, como maior produtor e maior exportador de café do mundo, tem em seu solo uma diversidade sensorial muito grande, muito rica. Temos diferentes regiões produtoras, diferentes perfis sensoriais de café. Isso tudo pode ser provado e degustado durante a Semana Internacional do Café”, diz.
O evento também vai estreitar laços entre produtores rurais, cafeicultores, torrefadores, cafeterias e compradores nacionais e internacionais. Em 2021, a SIC foi realizada em formato híbrido e contou com 16 mil visitantes/acessos de 25 países e mais de 80 horas de conteúdo e 113 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.
Sobre os desafios para o futuro, Ana Carolina Alves Gomes, analista de agronegócios do Sistema Faemg, ressalta a necessidade de discussões acerca de uma lavoura mais sustentável. “Dentro da Semana Internacional do Café também temos pautas voltadas para sustentabilidade, como por exemplo a agricultura de baixo carbono, agricultura regenerativa e de carbono neutro, carbono zero, enfim uma diversidade de pautas, exemplos, cases e boas práticas que os produtores têm feito em campo e que podem ser inspiradas e replicadas por outros produtores”, afirma.
Além da Faemg, a Semana Internacional do Café tem como promotores a Café Editora e o Sebrae MInas, com apoio da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), do Conselhos dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafe), da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), do Sindicato das Indústrias do café de Minas Gerais (SindiCafé-MG), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Da Redação Na Rua News / Com informações do Sistema Faeng
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