Pela terceira vez na história, a cidade sueca de Malmö vai sediar a grande final do Eurovision. Em 2024, o evento acontecerá no dia 11 de maio, sábado, com as semi-finais marcadas para a terça-feira (7) e quinta-feira (9) que antecedem o festival. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7) pelo comitê organizador.
O Eurovision 2024 será realizado na Suécia, país vencedor da edição deste ano. Loreen ganhou a competição com a música Tatoo, conquistando o prêmio pela segunda vez em sua carreira. Em 2023, foi a sétima vez que um artista sueco tornou-se campeão do evento, assumindo juntamente com a Irlanda a liderança no número de vitórias do festival. Além de Malmö em 1992 e 2013, a competição já foi realizada em Estocolmo em 1975, 2000 e 2016, e Gotemburgo em 1985.
Segundo a organização do evento, a cidade voltou a ser escolhida para receber a 68ª edição do Eurovision por oferecer infraestrutura e uma arena com capacidade para acomodar milhares de delegações visitantes, equipes, fãs e jornalistas: “O compromisso de Malmö com a diversidade, inclusão e inovação se alinha perfeitamente com o espírito da competição”, destacou o supervisor executivo do festival, Martin Österdahl.
A cidade fica localizada na costa, ao sul da Suécia, e se encontra no extremo leste da ponte Öresund, complexo rodoferroviário que também possui um túnel submarino, que liga a Copenhague, na Dinamarca. A praça central oferece uma atmosfera acolhedora com cafés e casas de enxaimel, além do Castelo de Malmö, construído no século XVI, que abriga exposições de história e arte. A definição pela localidade também se deu pelo seu tamanho compacto e pela boa oferta de transporte, possibilitando um fácil deslocamento aos participantes.
Com a escolha, essa será a quinta edição consecutiva em que o festival não é realizado em uma capital, o que acontece pela primeira vez na história. Em 2023, o evento foi sediado em Liverpool, na Inglaterra, já que a Ucrânia venceu o concurso anterior, mas o país enfrenta uma guerra. Já em 2022, o Eurovision foi realizado em Turin, na Itália, precedido por Roterdã, na Holanda, e Tel Aviv, em Israel. A última capital a sediar o evento foi Lisboa, em 2018. Em 2020, o Eurovision não foi realizado em decorrência da pandemia de Covid-19.
O evento será organizado pela emissora sueca SVT, juntamente com a European Broadcasting Union (EBU). O festival reúne 52 países no total. Cada país decidirá quem vai ser o artista e a música que será a representante no ano que vem. Os detalhes sobre a venda de ingressos serão divulgados nos próximos meses.
Da Redação Na Rua News
Deixe o Seu Comentário