Segundo Miranda, o Brasil seguiu uma tendência que começou nos Estados Unidos. “Este é um serviço relativamente novo no Brasil, tem 40 anos, não se compara de tamanho com os Estados Unidos, por exemplo, e a gente seguiu este caminho também alugando carros sem motorista. A gente tem de motocicleta a cavalo-mecânico alugados para os mais diversos tipos de clientes. Realmente a gente teve que se aprimorar, se adequar ao mercado para estar aqui nestes 30 anos”, afirma.
E este modelo de terceirização de frotas disparou a partir da pandemia de covid-19, quando muitas empresas resolveram vender seus veículos próprios para fazer caixa no momento de crise e isolamento social. Foi aí que muitas companhias resolveram apostar no serviço terceirizado, que pode render uma economia de até 30%.
“Alguns empresários tinham o prazer de dizer: ‘eu sou dono dos meus carros e dos meus caminhões’. Isso tem mudado nos últimos anos. Eles já sabem mais os benefícios fiscais, as vantagens de não ter de se preocupar com uma frota, não ter que fazer manutenção, cuidar de IPVA, multa, pequenos detalhes e problemas que podem surgir ali. Ele aluga a frota e vai se concentrar no que é especialista, no trabalho dele. Então hoje é realmente um pouco mais fácil convencer o empresário de não ter uma frota própria e ter uma frota terceirizada”, afirma o CEO da Emtel.
Outros serviços
E a empresa amplia cada vez mais o seu leque de atuação, inserindo novas linhas de negócios como o grupo Triasa, com concessionárias autorizadas Citroën, Peugeot, Yamaha e LS Tractor, além da recente aquisição da marca Michigan, de máquinas da linha amarela, no Brasil.
Em paralelo, o Grupo ainda conta com a Letwe Innovation, uma empresa de tecnologia na área logística, e a Nuuch, uma empresa de empreendimentos imobiliários. Sem contar com outros negócios como corretoras, soluções financeiras e projetos de compensação de carbono.
“As oportunidades foram abraçadas. Além da gente ter a própria Emtel, que faz transporte, logística e locação de frotas e venda de seminovos, temos também a Triasa, um grupo de concessionárias. A gente está trazendo uma marca de linha amarela de volta para o Brasil (Michigan), a gente tem corretora de seguros, empreendimentos imobiliários, com loteamentos em algumas cidades de Minas, como Lagoa Santa, postos de combustíveis, temos uma empresa que faz bloqueio de sinal de celular em presídios, fazendas com plantas ornamentais, entre outros negócios”, diz Miranda.
O Grupo Emtel está presente em todas as regiões do país de diversas maneiras. Sua unidade matriz fica em Belo Horizonte, e a empresa também possui filiais nas cidades de Contagem (MG), Montes Claros (MG), Uberlândia (MG), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).
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