A Prefeitura de Belo Horizonte informou, nesta segunda-feira (14), que faltam doses da vacina CoronaVac no município. Atualmente, o imunizante é usado para vacinar crianças de três e quatro anos, faixa etária compreendida por 51.203 pessoas — 23,9% desse público recebeu a primeira dose, segundo o Executivo.
Quem perdeu a data de vacinação divulgada pela prefeitura deve esperar a chegada de novas remessas para completar o esquema vacinal. “Assim que as doses chegarem ao município, os públicos serão novamente convocados”, pontuou o município.
O tempo para aplicação da segunda dose após a primeira na CoronaVac é de 28 dias. A prefeitura esclarece, no entanto, que a aplicação do complemento vacinal após esse período “não compromete a eficácia da vacina”.
Belo Horizonte recebeu a última remessa de vacinas CoronaVac nos dias 28 e 29 de setembro, quando foram enviadas 9.420 doses.
O envio das doses é de responsabilidade do Ministério da Saúde, que repassa os imunizantes aos Estados. Em seguida, as vacinas chegam aos municípios.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) admite que “há demanda dos municípios para a vacina Coronavac para crianças de 3 e 4 anos”. Apesar disso, disse que não foi apresentado, por parte do Ministério da Saúde, um cronograma de entregas.
Procurado pela reportagem, o Ministério da Saúde informou ter adquirido mais 1 milhão de doses. A distribuição dos imunizantes para estados e Distrito Federal “está prevista para os próximos dias, assim que as doses forem liberadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde”, disse a pasta.
Da Redação Na Rua News
Deixe o Seu Comentário