Tremores de terra foram sentidos nesta sexta-feira (16) por moradores da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e em cidades do Vale do Ribeira, no interior. Nas redes sociais, algumas pessoas disseram que foram alertadas sobre o abalo no Android, sistema operacional do Google.
Em Peruíbe (SP), o gerente de e-commerce Danilo Campos foi um dos alertados pelo celular. “Na hora, pensei que fosse um caminhão pesado passando na rua, porque aqui é bem movimentado, mas logo depois vi a notificação no celular, foi aí que a ficha caiu”, conta.
Isso é possível porque o Android tem uma tecnologia que consegue detectar tremores em todo o mundo e alertar antes os donos de Android. Entenda, a seguir, como isso funciona:
- 📱Celulares e outros equipamentos eletrônicos são equipados com acelerômetros, que são chips que podem detectar vibrações e velocidade;
- ⚠️ Se o smartphone com Android identificar um tremor, o próprio aparelho envia um sinal para os servidores de detecção de terremotos do Google e a localização daquele aparelho;
- 🖥️ Segundo o Google, os servidores “combinam informações de muitos celulares” para confirmar o tremor;
- 🌍 Os próprios aparelhos conseguem detectar a vibração e a velocidade do tremor. Após a confirmação, o Android alerta os usuários da região atingida.
- “O Android tem dois tipos de notificações projetadas para alertar os usuários sobre um terremoto. Ambos os tipos de alerta são enviados apenas para terremotos de magnitude 4,5 ou maior”, explica a empresa.
- O Na Rua News procurou a Apple para saber se a empresa oferece o mesmo recurso, mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
Veja mais repercussão
ACABOU DE TER UM TERREMOTO AQUI ONDE MORO MANO, MEU CELULAR MANDOU NOTIFICAÇÃO AVISANDO SEGUNDOS ANTES DO CHÃO COMEÇAR A TREMER EU NEM SABIA QUE ANDROID TINHA SISTEMA DE ALARME PRA ESSAS COISAS
Por Brenda Oliveira / Da Redação Na Rua News
Deixe o Seu Comentário