“Em fevereiro, tem Carnaval”, canta Jorge Ben Jor, e a canção se materializa. Agora é oficial: a folia está de volta às ruas de Belo Horizonte após dois anos em pausa, para a alegria dos foliões. Este sábado (4) dá início ao período carnavalesco promovido pela Prefeitura de BH e 15 blocos vão desfilar nas ruas da capital.
Em um Carnaval que leva o tema “É de todo mundo!”, a diversidade já abre alas no primeiro dia da pré-festa. O Bloco Sagrada Profana vai desfilar com uma formação exclusiva de mulheres, cis e trans, enquanto usa a folia para incentivar a luta pela equidade de gênero e emancipação feminina. Com pegada artística, o cortejo sai às 13h da Rua Mucuri, 356, no Floresta, e arrasta foliões pela Avenida Bernardo Monteiro.
Outro bloco que também tem uma proposta especial para a festa é o Capoeira BH, que já conquistou seguidores durante os ensaios em janeiro. O bloco quer mostrar a riqueza ancestral da cultura de matriz africana e a relevância da capoeira na sociedade. Ele sai às 14h da praça Comendador Negrão De Lima, nº 60, também no bairro Floresta.
Apesar da concentração de parte dos blocos na região Leste, a programação conta com ao menos um cortejo espalhado para cada regional de BH. Apenas Venda Nova fica de fora neste sábado, mas terá cortejos nos próximos dias.
Deixe o Seu Comentário