Em 21 dias, Belo Horizonte já supera a marca de 130% do volume de chuva previsto para todo janeiro, conforme balanço atualizado às 18h deste sábado (21) pela Defesa Civil. Barreiro é a regional onde mais choveu, com 429,8 milímetros (mm) — a média climatológica para o mês entre 1991 e 2020 é de 330,9 mm, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Neste sábado, a capital mineira registrou chuva ao longo de praticamente todo o dia. Apenas na regional Nordeste choveu 53,6 mm em 18 horas, conforme a atualização da Defesa Civil. A segunda regional onde mais choveu hoje foi na Centro-Sul, 45,9 mm).
Por causa do volume elevado de chuva, a capital mineira está sob alerta da Defesa Civil para risco geológico de moderado a alto até terça-feira (24). É recomendado à população ter atenção para sinais de deslizamentos e desabamentos.
O alerta geológico está relacionado ao encharcamento do solo e de construções. Recomenda-se atenção no grau de saturação. Caso observe sinais de perigo, saia imediatamente do seu imóvel, recomenda a Defesa Civil.
Deixe o Seu Comentário